segunda-feira, 8 de junho de 2009

Eleições 2009 Italia

Neste final de semana ocorreram as eleições aqui ama Italia para prefeitos e representante no parlamento europeu. Aqui, ao contrário do Brasil, o voto não é obrigatório, o que faz com que muitos não se mobilizem para escolher quem guiará suas cidades e ajudará na escolha das diretrizes da União européia. Bem, daqui do lado dos Nascimbem, todas votamos!

Minhas filhas estavam super contentes por votar pela primeira vez para o parlamento europeu. Infelizmente a balança pesou mais uma vez para a direita , e para a xenofobia. Resultado da insatisfação e descrença da população, desse jeito vamos acabar ficando nas mãos dos conservadores. Bem, aqui no Norte, famoso curral eleitoral da Liga Norte, por sorte existem os grupos mais liberais e de centro-esquerda, mas esta minoria ainda não cresce como gostaríamos.

E lá vai a nossa Itália ; os passarinhso continuam piando sem parar, o sol à mil já mostra o novo retorno do verão, e o Berlusconi, suas gafes e ações de descuido com sua própria população também continuam.

Se diz que as votações simultâneas para prefeitos e para o parlamento ofuscaram a segunda, e assim realmente creio que ocorreu, fruto da tão conhecida insatisfação e descrença da população, está gerando também uma indiferença quanto à política européia que regerá a Europa e influenciará no futuro desta terra cada vez mais aberta ao comércio comum e mais fechada aos extra-comunitários.

O que antes eram barreiras locais agora estão cada vez mais virando barreiras continentais consolidadas e tornando-se quase intransponíveis.

2 comentários:

Lea Beraldo disse...

Salve, Marli! Estou aqui sequiosa por saber novidades daí do cocoruto da Bota. Escreva mais, per favore!
Sds. Lea Beraldo

Marli disse...

Quero mesmo voltar ao ritmo anterior e voltar a escrever, mas o tempo anda muito pequeno e os pequenos entraves do dia a dia, maiores. E não é porque falte assunto. Falta tempo.