sábado, 2 de janeiro de 2010

Pesquisa Fondazione Migrantes - Percentual de emigrados italianos = imigrantes na Italia

IL RAPPORTO SUGLI ITALIANI NEL MONDO 2009 DELLA FONDAZIONE MIGRANTES.







Os italianos emigrados no mundo são cerca de 4 milhões, tanto quanto são os imigrantes na Itália. Dos italianos no exterior 38% têm menos de trinta anos, e a incidência de menores é de 16,4%. Por outro lado, o percentual de anciãos com mais de 65 anos é de 18,3%.


Todas as regiões da Italia participaram do fluxo migratório. A Sardegna viu emigrar mais de um terço da sua população.


Entre os 4 milhões de emigrados italianos ao exterior que conservaram a cidadania italiana, pelo menos 1,5 milhões têm a dupla cidadania.


Atualmente, no que diz respeito à educação, cerca de 40 mil italianos estão inscritos nas universidades do exterior, sendo que 18 mil pertencem ao projeto Erasmus.


Um video contendo a história da emigração italiana com números percentuais dos emigrados é uma tentativa de fazer um balanço sobre o fluxo de emigração está publicado no site http://www.litaliano.it/migr/

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, achei tri legal o teu blog. Estava vendo alguns comentários teus em comunidades do orkut e num deles você gostaria de saber como estavam sendo os processos de cidadania via Volpago del Montello. Esse comune foi de onde saiu a linhagem de minha família. Gostaria de saber se já encaminhou alguma cidadania por ele, ou, se não é aconselhável por ser um comune muito pequeno. Grato
Rodrigo

Marli disse...

Oi Rodrigo,

Desconsiderei totalmente Volpago pois eles não foram muito simpáticos quando eu escrevi para eles. Como vc não precisa fazer o procedimento no mesmo comune dos antenatos, eu optei por fazer em Mason Vicentino onde encontrei um apto e onde divido a minha vida até hoje, entre lá e Marostica.

Quando começamos a pensar o local onde faremos a nossa prática, a primeira idéia que nos vem é o comune dos nossos antepassados. Mas o melhor comune pra vc fazer a sua prática é encontrar onde morar e onde vc possa ter a residência, desde que o comune não seja muito grande.
Boa sorte.