Os italianos emigrados no mundo são cerca de 4 milhões, tanto quanto são os imigrantes na Itália. Dos italianos no exterior 38% têm menos de trinta anos, e a incidência de menores é de 16,4%. Por outro lado, o percentual de anciãos com mais de 65 anos é de 18,3%.
Todas as regiões da Italia participaram do fluxo migratório. A Sardegna viu emigrar mais de um terço da sua população.
Entre os 4 milhões de emigrados italianos ao exterior que conservaram a cidadania italiana, pelo menos 1,5 milhões têm a dupla cidadania.
Atualmente, no que diz respeito à educação, cerca de 40 mil italianos estão inscritos nas universidades do exterior, sendo que 18 mil pertencem ao projeto Erasmus.
Um video contendo a história da emigração italiana com números percentuais dos emigrados é uma tentativa de fazer um balanço sobre o fluxo de emigração está publicado no site http://www.litaliano.it/migr/
2 comentários:
Olá, achei tri legal o teu blog. Estava vendo alguns comentários teus em comunidades do orkut e num deles você gostaria de saber como estavam sendo os processos de cidadania via Volpago del Montello. Esse comune foi de onde saiu a linhagem de minha família. Gostaria de saber se já encaminhou alguma cidadania por ele, ou, se não é aconselhável por ser um comune muito pequeno. Grato
Rodrigo
Oi Rodrigo,
Desconsiderei totalmente Volpago pois eles não foram muito simpáticos quando eu escrevi para eles. Como vc não precisa fazer o procedimento no mesmo comune dos antenatos, eu optei por fazer em Mason Vicentino onde encontrei um apto e onde divido a minha vida até hoje, entre lá e Marostica.
Quando começamos a pensar o local onde faremos a nossa prática, a primeira idéia que nos vem é o comune dos nossos antepassados. Mas o melhor comune pra vc fazer a sua prática é encontrar onde morar e onde vc possa ter a residência, desde que o comune não seja muito grande.
Boa sorte.
Postar um comentário