segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Oportunidades de Emprego em Tempos de Crise

Muitas pessoas me escrevem perguntando sobre oportunidades de trabalho aqui na Itália. País em crise, como tantos outros na Europa e no resto do mundo, a Itália, e em especial o Veneto onde moro, oferece ainda algumas interessantes oportunidades profissionais.

Sem dúvida, o mercado ainda pouco aquecido torna extremamente difícil uma recolocação profissional, mas uma coisa que me chamou a atenção foi a demanda por dois tipos de profissionais: aqueles que conhecem diversas línguas, e aqueles que dominam o programa Autocad.

Aqui, saber inglês, francês, alemão e espanhol fluentes é uma boa porta de entrada para as inúmeras indústrias localizadas na região mais rica da Itália; seja no departamento de atendimento ao cliente, como na área de vendas/exportação.

Diferentemente do Brasil, um diploma em língua francesa, por exemplo, permite a uma pessoa sem outra qualificação universitária assumir um emprego no departamento comercial de uma empresa, e, com muita paciência -- palavra chave aqui -- crescer profissionalmente.

Outro conhecimento valorizado é o domínio do programa Autocad (2D e 3D) para desenho técnico, principalmente na indústria de autopeças e metalúrgica.

Mas não se esqueçam que o italiano avançado, ou preferivelmente fluente, é requisito mínimo para qualquer posição profissional mais interessante.

Crise por crise, na espera sempre que a economia se aqueça e as coisas melhoresm, desejo boa sorte a todos.


Nenhum comentário: