domingo, 23 de setembro de 2007

Busca dos documentos do meu avô paterno.

Estou feliz, feliz. Depois de 20 anos com uma pasta vermelha na frente, onde várias pessoas já tentaram ”descobrir onde nasceu o Guglielmo”, agora finalmente encontrei: nato il Porto Gavezzo a 23.06.1883. Mas esse comune onde fica na Itália?

Bom, aí é que as coisas começaram a complicar novamente. Não existe esse comune na Itália, e provável é que Porto Gavezzo seja Puerto Cabello na Venezuela, onde Guglielmo nasceu quando seus pais emigraram para lá em 1876.
Conseguir a certidão anagráfica do comune de Volpago Dell Montello, TV deveria ter sido um desfecho feliz para uma busca de tantos anos, mas foi mais uma comemoração sem final definido, o que faço com essa certidão? Ela vai me dar ou não o direito a pleitear a minha cidadania?

Sim, se eu juntar uma declaração do registro civil da Venezuela que não consta o registro lá, ou uma certidão da paróquia que ele não foi batizado, aí a documentação fica completa.

Mas o círculo se fecha e eu retorno ao mesmo ponto. Preciso encontrar a certidão na Venezuela, onde há 20 anos já contratei um advogado que me mandou uma certidão que não tinha nada a ver com o meu avô. E Infrutíferas têm sido as tentativas de me comunicar com os órgãos do governo por intermédio de cartas e recentemente cartas e emails.

Tantas coisas a mais para providenciar quando eu já pensava ter encerrrado esse ciclo.

E agora no final do mês de agosto finalmente recebi um email do Arquivo Arquidiocesano de Valencia, VE me pedindo dados adicionais para eles fazerem uma pesquisa. Enfim, um contato com esse País que espero me renda uma certidão de batismo, ou quem sabe até uma certidão de nascimento, porque se em algum momento eu tive dúvidas do nascimento dele na Venezuela, agora não tenho mais.

Se eu tivesse escrito esse relato há 20 anos acho que teria uma enorme brochura onde ninguém teria vontade de ler, com tantas idas e vindas e permanecendo no mesmo lugar.

Nenhum comentário: