domingo, 23 de setembro de 2007

Para quem não quer deixar o seu animal de estimação quando viaja

Para quem tem um animal de estimação, viajar por um tempo maior é uma das grandes preocupações. Eu que tenho a minha Iris, uma vira lata doce e macia, e andei esses dias buscando uma solução para a situação. Fui até à veterinária para coletar sangue para o exame de anticorpos neutralizantes do vírus da raiva, condição sine qua non para se entrar na União Européia com animais de estimação. E agora tenho que colocar um chip para que ela possa ser identificada de acordo com essas normas de entrada. Coloquei um link no lado direito com as normas e os procedimentos.

E nas minhas pesquisas entrando no site da Trenitalia descobri que a Iris vai poder fazer toda a viagem de trem que eu quiser, e que animais são bem vindos, contrário ao nosso costume, que somos olhados torto quando vamos a um lugar com essas maravilhosas companhias.

Pequenos animais viajam na Trenitalia gratuitamente, e cães de médio e grande porte pagam 5 euros, mas parece que essa taxa agora subiu para 10 euros. Mas enfim essa possibilidade existe e o nosso amigo não ficará chorando sozinho.

Obter no veterinário os seguintes documentos:
- Atestado de vacina anti-rábica (somente para animais com mais de 5 meses de idade), com todos os seus dados;
- Carteira de vacinação em dia:
- Atestado da Secretaria de Saúde, expedido por um veterinário credenciado.

De posse desses documentos, dirigir- se ao serviço de sanidade animal, para obtenção do certificado zoosanitário internacional ou nacional. A validade do certificado é de 8 dias, a contar da data de sua expedição, devendo- se obter, no mesmo, o visto consular do país de destino.Instruções para transporte de animais1 - Todos os países dispõem de normas específicas para importação, exportação e trânsito de animais (vide link).

O transporte de animais é possível, desde que sejam atendidas as seguintes exigências:

1.1. Fornecimento de atestado de sanidade animal, obtido junto à Secretaria Estadual de Agricultura ou em um posto de departamento de defesa animal;
1.2. Receita de médico veterinário, indicando a quantidade de tranquilizante ministrada ao animal e quanto tempo antes do vôo, quando para transporte na cabine de passageiros;
1.3. Solicitação de reserva com antecipação de no mínimo 48 horas;
1.4. Embalagem adequada ao tipo e tamanho do animal.

2 - 0 animal deverá estar limpo, saudável e sem odor desagradável e viajar em recipiente apropriado, fornecido pelo passageiro e à prova de fuga ou qualquer tipo de vazamento. Fêmeas grávidas não serão aceitas pelas empresas aéreas.

3 - Todos os animais viajarão no compartimento de bagagem e só serão aceitos na cabine de passageiros em casos muito especiais e mediante pagamento extra, com exceção para cães de auxílio a deficientes visuais ou auditivos.

4 - A empresa aérea aceita o transporte de alguns animais domésticos, desde que não haja transgressão às leis do país ou dos países incluídos na viagem.

5 - No Brasil, o transporte aéreo de animais silvestres é feito mediante a apresentação de guia do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) e dos documentos citados no item 1 deste capítulo.

4 comentários:

Rosa Belli disse...

Marli, adorei tudo que você colocou no seu site, estavav procurando por ele há tempos. Só não entendi uma coisa: o primeiro veterinário, que vai dar as vacinas, atstados, etc é um vet normal, não é? Não precisa estar ligado a alguma secretaria ou vigilância? Outra coisa: estou indo para a Itália em setembro, mas não posso levar meus animais porque preciso chegar lá e alugar uma casa, já que no apartamento de minha irmã não é aceito nenhum animal. O dono não deixa. Agora me bateu uma dúvida: eles podem viajar sozinhos? Porque meu marido e meu cunhado irão em dezembro, talvez já possam levar dois, mas faltarão ainda 4! A maioria gatos. Há essa possibilidade de viagem? De eles irem sozinhos?
Fiquei muito em dúvida agora. E preocupada....
Obrigada por qualquer notícia
Rosa Evangelina (pero@sercomel.com.br)

Marli Agda Nascimbem disse...

Rosa,

Infelizmente só vi hoje a sua duvida e imagino o quanto vc deve ter ficado angustiado sem saber o que fazer, mas de qualquer forma aqui vai a resposta:

O primeiro veterinário é o veterinário dos seus animais.

Eles podem viajar sozinhos sim, desde que o vôo seja direto, sem escalas.

Um abraço e boa viagem para eles. Conte como foi depois.

Anônimo disse...

Ciao Marli, como vai?
Onde posso obter o visto consular do país de destino para a minha cachorrinha?
Um abraço,Natalia (natalialisboacarvalho@gmail.com)

Marli disse...

Oi Natalia,

A MInha filha enfim vai agora dia 22 vir com a minha querida Iris e ela vai contar todos os detalhes e todos os documentos necessários. O animalzinho ainda no Brasil não precisa de visto consular,exceto alguns paises. O que precisa para ele vir é toda a documentação que vc já deve ter lido e mais uma documentação da secretaria de agricultura onde eles anotam o nosso passaporte, os nossos dados brasileiros e os documentos italianos. Mas quando ela chegar pedirei a ela para escrever com detalhes para ajudar aos que estão nessa mesma situação. Só quem tem animal de estimação sabe o quanto eles são parte da nossa vida. Qualquer duvida q vc tiver escreva aqui mesmo no email. Beijão.