quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Viagem da Iris e da Moira do Brasil para a Italia 2

Lindas, felizes, passaram por uma viagem cansativa pois a TAM que é a única cia que faz vôo direto Brasil Italia decidiu não transportar mais animais na ultima hora e foi um corre corre para encontrar outro vôo que as aceitasse . Mas valeu a pena. De cara dá pra saber que para elas também.



Importante! O atestado de saúde tem validade para 72 horas. Neste prazo o proprietário deve ir ao Ministério da Agricultura para obter o Certificado Zoossanitário, que por sua vez tem validade de 10 dias para viagens para a União Européia. A validade do Certificado varia conforme o país de destino.




Outra informação importante é que alguns países exigem que o Certificado receba um visto do respectivo consulado. Para a Itália isso não é necessário, mas não sei quanto aos outros países. Com um pouco de diálogo pode-se obter essa informação no próprio Ministério da Agricultura, mas nem sempre eles estão dispostos a colaborar, então será necessário se consultar diretamente com o consulado.


Por fim, o embarque. É importante reservar o lugar para o animal na companhia aérea com antecedência, de preferência logo que a sua passagem for comprada. Se o peso da caixa de viagem mais o animal for inferior a 10 kg, o animal poderá viajar com você embaixo do banco. Se for superior deverá ir no compartimento de carga.


Para evitar o stress da viagem, é comum que o veterinário indique um sedativo (calmante) que deve ser aplicado meia hora antes do embarque. Peça para o veterinário receitar uma dose que seja suficiente para todo o tempo que transcorre entre o check-in (quando você se separará do animal) até a chegada, considerando também as conexões, se houver. Caso contrário o animal passará por um stress desnecessário. O calmante não é mais obrigatório, mas é altamente recomendável, por causa do barulho das turbinas e de eventual turbulência.


Cada companhia aérea tem um procedimento de embarque para os animais, mas os documentos exigidos são mais ou menos os mesmos:

1) Certificado Zoossanitário;

2) Carteirinha de vacinação;

3) certificado do microchip; e

4) o seu passaporte.


É recomendável levar também o atestado de saúde, caso seja exigido pela companhia aérea. Melhor ainda, leve todos os documentos relacionados e entregue aqueles que forem solicitados, assim não haverá margem para problemas.


Últimas informações. A caixa de viagem deve permitir que o animal dê uma volta de 360º, ou não será aceita. Ela também deve ter aberturas para respirar, e a grade de abertura frontal deve ser vazada, isto é, não pode ser uma porta compacta de plástico. Também é recomendável colocar um bebedouro para que o animal tome água durante a viagem, pois o ar condicionado deixa o ambiente muito seco, e cobertor para que não sinta frio. Não dê comida para o animal 8h antes do vôo para evitar enjôos e vômitos, e leve-o para fazer as necessidades logo antes de sair de casa, para evitar outros acidentes.


Por fim, converse com o piloto para se certificar que ele tem conhecimento de que há animais no compartimento de carga para que não deixe de ligar a ventilação, ou seu animal pode morrer sufocado! Se a empresa for européia, eles estarão acostumados com o procedimento, mas as brasileiras não têm tanta prática. Em qualquer circunstância é uma precaução simples e eficaz contra um possível desastre.


Feito tudo isso, boa viagem!


Seu animal será entregue em local especial, perto de onde se pega a bagagem. Qualquer dúvida, pergunte para um funcionário do aeroporto.


Endereços de interesse:

Instituto Pasteur – Seção de Diagnóstico Lab. – Al. Santos, 416 – Cerqueira César – tel.: 3289-7738/ 3288-4924 – e-mail: pasteur@pasteur.saude.sp.gov.br

Provet Centro de Diagnósticos Veterinários – Av. Aratãs, 1009 – Moema – tel.: 3579-1427 – e-mail: provet@provet.com.br (existem outras unidades em São Paulo)

Aeroporto de Guarulhos – Setor Ministério da Agricultura Serviço de Sanidade Animal – Av. Jamil João Zarif – Guarulhos (acesso pela via Dutra e Rodovia Ayrton Senna, Km 30) – tel.: 2445-2800

Aeroporto Internacional de Viracopos – Setor Ministério da Agricultura Serviço de Sanidade Animal – tel.: (19) 725-5402 (*)

Vigiagro Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – TPS 1 Setor Verde – Sala 1019 – 1º. Andar – Desembarque doméstico – tel. (21) 398-3169 / 398-3773 (*)

IBAMA – Escritório Regional de São Paulo – Al. Tietê, 637 – Jd. Cerqueira Cesar – tel.: 3066-2633
- e-mail: analice.pereira@ibama.gov.br

(*) Informações obtidas por terceiros. Melhor confirmar.

Nenhum comentário: