segunda-feira, 7 de abril de 2008

O Mal da Vaca Louca...

...está deixando os europeus de cabeça em pé. A Espanha está sendo foco de disseminação para outrso paises da UE. Devido à reciclagem sem controle, de ossos, carne, sangue e visceras usados na fabricação de ração animal.

Na verdade, esse canibalismo gerou em 1995 a sua primeira vítima. Comer carne hoje em dia se paga um preço muito alto senão em euro, principalmente em saúde.

A doença da vaca louca, também conhecida como BSE - Bovine Spongiform Encephalopathy - (sigla em inglês para encefalopatia bovina espongiforme), surgiu no Reino Unido, em 1986 e se disseminou para outros países da Comunidade Européia , 1995, um inglês de 19 anos foi a primeira vítima da doença de Creutzfeldt-Jakob cuja origem foi atribuída à ingestão de carne contaminada.

Vários casos de encefalopatias em pessoas foram constatados, devido ao consumo de carne de animais contaminados. De lá para cá, a doença, que dizimou rebanhos na Europa, já foi detectada em vários países, entre eles no Canadá e, recentemente, nos Estados Unidos. No Brasil, o uso da proteína animal na fabricação de ração para bovinos é proibido e o risco de desenvolvimento da doença é mínimo, já que a maior parte do rebanho nacional se alimenta de pastagens. Não existe casos registrados no Brasil.

O QUE É A DOENÇA?
É uma moléstia crônica degenerativa que afeta o sistema nervoso dos bovinos provocando o descontrole motor. As células morrem, e o cérebro fica com aparência de esponja. A vaca passa a agir como se estivesse enlouquecida. A doença também pode se manifestar em seres humanos, conhecida como: “doença de Creutzfeldt-Jakob” e em ovinos onde a doença é conhecida como "scrapie”.

O agente causador da doença não é um vírus, bactéria ou parasita. Trata-se de uma proteína anormal chamada príon.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO?
Em bovinos e ovinos a transmissão se dá devido à reciclagem, sem controle, de carne, ossos, sangue e vísceras na alimentação de animais, através do canibalismo forçado a que os animais estão submetidos.
Em seres humanos a transmissão ocorre pela ingestão de carne - mesmo frita ou cozida- de animais contaminados. A chance de desenvolver a doença por contaminação é de somente 5%. Nos outros 95% dos casos, a doença se desenvolve naturalmente. Ovinos, bovinos e humanos podem adquirir a doença naturalmente _seja por uma alteração casual de suas proteínas, seja por determinação genética_ ou por contaminação.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
- Em ovinos e bovinos, os principais sintomas são agressividade e falta de coordenação motora. - Em humanos, os principais sintomas são mioclonia - contração muscular brusca e breve - e demência. A doença se desenvolve principalmente em pessoas com mais de 50 anos de idade

QUAL O TRATAMENTO?
- Não existe tratamento conhecido

O QUE FAZER PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO?
- Evitar comer carne de ovinos e bovinos provenientes de países onde exista contaminação e principalmente deixar de comer outro ser vivo, é a melhor forma de prevenção.
Fonte: http://www.saudeanimal.com.br%20%20/


RESPEITE A VIDA. NÃO COMA CARNE DE SER VIVO. PRESERVE-SE PRESERVANDO OS ANIMAIS.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marli, sou 99% vegetariana. Mas, como ninguém é de ferro, às vezes cedo a uma ou outra tentação irresistível (uma couve com torresminho, uma coxinha, e por aí vai...)

Marli disse...

Ceder só às pequenas tentações, quem não as faz?

Mas o ser humano está num enfrentando ou terá que enfrentar um grande dilema, ou muda radicalmente a sua forma de comer, de tratar os resíduos, os animais e as florestas ou vai morrer sem agua num deserto e cheio de doenças. Terrível futuro, só de pensar nisso estremeço.