quarta-feira, 30 de abril de 2008

Veneza, cara???


Veneza....ah....só mil suspiros pra descrever uma cidade tão pitoresca e interessante como Veneza. Uma ida não basta, talvez nem cem idas bastarão. Em cada canto uma surpresa, algo para se observar, um ângulo diferente, um novo tom, sempre algo novo numa cidade tão velha.



As construções são belíssimas, nem sempre em bom estado, mas magestosas mesmo que simples. O interessante é ver as várias faces da mesma cidade. Chuva ou faça sol, a cidade está sempre cheia; digo, a cidade turística. Afinal, Veneza pode ser um verdadeiro labirinto para os novatos (como eu...rs), e exatamente aí que imagino se conheço a Veneza por inteiro. Desnudar essa cidade se mostra uma tarefa realmente prodigiosa, e por trás dos seus segredos e dos seus encantos, não consigo nem ao menos imaginar uma cifra que estimasse quantas histórias ela deve ter para contar. Muitas histórias anônimas, outras nem tanto.

Essa cidade, totalmente transformada ao longo dos tempos - do uso comercial para o uso turístico, ainda consegue guardar seu intrincado conteúdo, algo que espero que nunca se vá. Apesar que uma restauraçãozinha cairia bem...

Dos tantos que ali já moraram e passaram, estava Marcel Proust. Curiosidade para alguns, lá ia ele fielmente tomar seu chá com biscoitos na Praça San Marco, no ainda presente café Florian. O ambiente se destaca e está ainda em relativo bom estado, as pinturas na parede e nos tetos dão um charme especial a esse ambiente com certo ar de saudosismo. O preço é ridículo de caro, mas os garçons são trilingues, o que incluí francês fluente, claro. Ah..........tá.

Bolsos cheios ou não, o Florian é caro mas cobra por ser o Florian. Pros curiosos mais econômicos (e talvez com mais bom senso), uma olhada por fora refresca bastante.




E por falar em abuso, agora vai uma de doer:

Veneza tem restaurante charmosos, medianos, sem graça, bem e mal localizados. Aqueles na beira do canal principal ao lado da Ponte do Rialto são alguns que chamam a nossa atenção por sua excelente localização. Depois de uma boa caminhada é exatamente naquela hora que a fome bate, se você ainda não beliscou algo antes. E ficar ali naquelas mesas contemplando a paisagem com uma taça de vinho não parece nada mal.

E assim fizeram minhas filhas. Uma delas já esteve várias vezes em Veneza, e também quase parou para almoçar em um desses restaurantes. Numa dessas idas, lá foram elas e escolheu-se o primeiro, charmoso e aconchegante. Sentar ali na beira do canal estava ótimo. Pediram o menu e uma delas escolheu uma massa e a outra, com menos fome, preferiu só tomar um vinho e pedir algo depois. Ao fazerem o pedido o garçon rudemente as informou que isso não seria possível, que para que elas pudessem ficar ali, ambas teriam que ordenar um prato. A mais velha, revolta, queria ir embora, mas a mais nova para aproveitar sua primeira visita a convenceu a pedir uma salada, algo leve. assim ambas não teriam dor de cabeça de mudar de restaurante. Feito o pedido, o garçom no mesmo tom de antes as informou que salada não era um prato, que o segundo prato deveria ser escolhido dentre outras opções. Oras!! Porca putana!

Imaginem um local onde o garçom decide o que o cliente deve comer?? Isso independente de quão abonado você seja. Após quilos de reclamações aos garçons, o que pelo visto não fez com que suas faces fizessem qualquer movimento que indicasse uma ruga de preocupação, elas se mudaram para um restaurante vizinho, alguns passos adiante e com um garçom muito educado e atencioso e a mesma vista do canal.

Aí ficou claro porque uma delas não havia almoçado naqueles restaurantes em uma de suas outras idas..

Tirando essas surpresinhas de lugares turísticos, Veneza é Veneza e vale muitas e muuuitas visitas. E realmente, a Italia é linda!

Nenhum comentário: