segunda-feira, 7 de abril de 2008

O sistema de saúde italiano

Nada como morar num lugar para entender como as coisas realmente funcionam. Aqui o sistema de saúde é, sem sombra de dúvidas, sobrecarregado. A quantidade de idosos é muito superior a de jovens, e assim como a demanda por médicos, remédios e etc.

O bom é que funciona, e mais, é dez vezes melhor que o nosso falido e pavoroso SUS (se é que já não mudou a sigla).

Para todos que vem morar aqui, seja para fazer o pedido de cidadania ou não: Assim que houver a residência confirmada pela comune, vá ao hospital ou local indicado na sua região e faça a tessera sanitária. Essa carteirinha é que dá direito ao uso do sistema de saúde italiano. Sem ela tudo complica.

A abrangência da tessera sanitária varia conforme sua situação na italia:

1. Se você está na Italia no aguardo da cidadania e tem a residência mas não tem o Permesso di Soggiorno (coisa que não é necessária para estar legalmente aqui no caso de quem está em processo de cidadania e se vencidos os 3 meses de visto de turista, o mesmo deve ser solicitado), você tem direito a fazer a tessera e a ser atendido no hospital de sua região, mas não tem direito a ser atendido pelo médico de família (médico de base) sem pagar - cada consulta custa cerca de 50 euro.

2. Se você está na Italia no aguardo do processo de cidadania há mais de três meses e já fez o pedido de Attesa Cittadinanza (=permesso di soggiorno), é o mesmo caso acima citado pois, parece brincadeira, mas o governo marca uma entrevista só para depois de cerca de 8 meses da solictação em alguns casos. Se você se encaixa neste quadro, você não tem o permesso, só o pedido. Vide item 1.

3. Você já obteve o Permesso ou já tirou a cidadania. Aí melhora pois você tem direito a um médico di base a ser escolhido por você, conforme a lista de médicos do seu comune/região.

O medico di base faz o acompanhamento da sua saúde, te indica especialistas, exames, etc. É ele que te dá receitas médicas. Sem elas não dá pra comprar a maior parte dos remédios nas farmácias. Aqui na Italia tudo começa no medico di base.

Os exames, infelizmente, são pagos, mas os preços muitas vezes não são tão altos. Eles têm aqui o que chamam de "ticket". Há um valor de "ticket" para cada tipo de exame a ser feito. Coisa em torno de 35 euros para os exames normais. O médico di base te prescreve os exames necessários, você marca através de um telefone do sistema de saúde público, paga o ticket, faz o exame e depois de pegar o resultado volta no médico. Até aí você só pagou o exame pois a consulta médica não é cobrada (no caso 3 acima citado).

No seu retorno ao consultorio ele provavelmente prescreverá algum medicamento. A boa notícia é que alguns medicamentos são subsidiados pelo governo. Dependendo da forma como o médico pedir o remédio na receita, paga-se novamente somente um "ticket" e não o valor integral do remédio. Por exemplo, um Voltaren comprimidos cujo valor normal é de cerca de 9 euros, custará 2,90 euros, que é o valor do ticket para este remédio.

Há vários remédios que podem ser solicitados de forma que o pacienter pague somente o ticket, e nessas a economia para o cidadão vale a pena!

Ou seja, você gastará para fazer os exames e para comprar os remédios, mas nada nas consultas, inclusive de especialistas (caso não sejam médicos ou laboratórios particulares).

Esse sistema funciona (já testei, infelizmente...) e o atendimento é bom. É um atendimento personalizado, ao menos em cidades pequenas como onde moro. E é bom frisar isso, que esse relato parte da experiência de uso do Sistema de Saúde italiano numa região determinada.

No caso de urgências há algumas opções:

- Das 8:00hs às 20:00hs o melhor a fazer é primeiro entrar em contato com o médico de base. Essa é a regra e ele está disponível para seus paciêntes neste períodos exatamente para orientá-los, ou por telefone ou no ambulatório.

-Das 20:00hs às 8:00hs há o que eles chamam de "guardia medica", é um plantão médico. Um médico fica de plantão em determinadas cidades para a atender a uma região. Quando necessário deve-se contatá-lo e explicar o problema. Caso haja necessidade deve-se dirigir ao local onde ele se encontra para ser atendido, ou em urgências o médico vai até a sua casa. Neste último caso há também a opção de chamar uma ambulância - acreditem, isso funciona aqui. Eles chegam rápido, ao menos pelo que me falaram (essa ainda não testei, ufa).

- ir ao hospital. Caso haja algo crítico, ligue eventualmente para o médico de base ou o médico de plantão e então vá para o hospital, ou vá direto. Não esqueça sua tessera sanitária. Sem ela você pode até ter direito a atendimento por você ser um ser humano, mas será uma dor de cabeça conseguir isso e ter que ouvir os médicos te dando lição de moral. O atendimento é bem razoável, a espera nem tanto - depende do dia e da hora, claro . Mas o atendimento é decente. Porém se preparem para pagar pelos exames. Os exames que forem feitos serão cobrados posteriomente via uma fatura que chegará no seu endereço depois de cerca de dois meses; salvo em casos extremos o governo não cobra por eles. Depois disso o médico do hospital te indica que você vá no dia seguinte procurar seu médico de base para pedir a receita médica dos remédios e continuar o tratamento.

hummm, você não pode ter o médico de base pois ainda não tem o permesso nem a cidadania?! Então vai na guardia médica, explica tudo e pede a receita. Não esquece dos remédios com ticket. A guardia médica é gratuita. Eles não estão muito acostumados com quem não tem médico de base, também reclamam um pouco mas basta dialogar para evitar blábláblá, e funciona.

Em resumo, o sistema de saúde daqui em geral é bom. Por outro lado já ouvi casos de pessoas que esperaram meses aqui para fazer um exame, mas se o médico pedir urgência isso é respeitado e a espera é curta.

Obviamente não é como ter um seguro saúde de primeira linha, claro, mas funciona . Dez a zero no sistema de saúde brasileiro! Não quer dizer que seja o máximo aqui, mas ficar doente aqui não te leva à morte, já no Brasil as chances disso são bem grandes (mas devo dizer que aqui os médicos também fazem besteiras..acho que proporcionalmente à população atendida, no Brasil e aqui).

Resumo do resumo: para evitar dor de cabeça em qualquer país o melhor é não ficar doente! Como nem sempre dá pra evitar...parte triste..faça sua tessera antes de precisar dela. E fique atento às opções. Utilize o sistema de saúde daqui da melhor forma possível.

Saúde a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Marli, há divergências. Sei que as queixas dos italianos, principalmente do sul, sobre o atendimento hospitalar rivalizam com as nossas daqui. Dizem até que as mulheres teme engravidar porque dar à luz nesses hospitais é um suplício. O atendimento em rede particular dizem que é caríssimo, so acessível a muito poucos. Conte-nos, quando puder, o que souber a respeito.

Marli disse...

Lea,

Tenho ouvido comentários sobre o sistema de saúde daqui que está me dando arrepios e muito medo. E mesmo de ocorrencias no hospital da região tão pavorosos quanto os que ouvimos contar no Brasil. Mas estou numa pequena cidade ainda com um contato mais pessoal, mas valha-me Deus da necessidade de conhecer a fundo esse sistema. Quando ficar doente quero ir para o Brasil. Claro que não no Brasil do SUS, mas na nossa pequena ilha de excelencia em medicina e hospitalização. E nem quero pensar muito nisso senão começo a ter pesadelos.