domingo, 18 de novembro de 2007

Agua mole em pedra dura tanto bate até que fura!

A vontade de viajar, encontrar novas perspectivas é algo que trazemos de dentro de nós. no nosso DNA, no nosso desejo de estarmos melhor do que estamos, de sermos melhores do que somos.

Espelhados pelos nossos antepassados, e para reencontrar a nossa origem - outros simplesmente para exercer a liberdade de ir e vir dentro da comunidade européia, quiçá EUA - queremos praticar o nosso direito ancestral de sermos cidadãos italianos.

Toda a dificuldade de encontrar as certidões que comprovam esse direito ao invés de nos fazer recuar faz com que entremos em contato e resgatemos as nossas origens. Saber das dificuldades e da bravura desses antepassados, da sua ilimitada vontade de garantir a si e aos seus descendentes uma vida melhor, nos faz ficar cada vez mais orgulhosos de ser quem somos.

E nos faz ansiosos para buscar na pátria dos nossos ancestrais, nossa pátria por direito, um caminho para a própria vida. E essa vontade enorme de queimar etapas faz muitos sairem do Brasil sem a documentação exigida pelos órgãos italianos.

Nomes ou datas de nascimento transcritos erroneamente, por ignorância dos escrivãos brasileiros da época e/ou por desconhecimento da lingua portuguesa pelos nossos antenatos, constam das certidões brasileiras que devem estar iguais ao atto di nascita daquele que vai nos transmitir a cidadania.

Para tanto, antes de traduzir e legalizar os documentos, precisamos retificar os eventuais nomes registrados incorretamente e estarmos conscientes que para exercer um direito temos que cumprir nossos deveres.

E esperar mais um pouco antes de se lançar num país onde cada euro vale 2,81 reais na hora de comprar e que trabalhar legalmente está impedido pela lei desse país. E não se esquecer que os grandes centros já estão lotados de imigrantes de todas nacionalidades e que muitos comunes nem querem saber de falar de cidadania, comunes esses onde se encontram as oportunidades de trabalho.

Para se ir num comune onde exista a boa vontade de cumprir a lei de uma forma relativamente rápida, significa em termos gerais um pequeno comune onde não existe a possibilidade de trabalho, ou que é muito escassa essa oferta, e portanto a necessidade de maiores recursos é imperativa.

Nosso caminho traçamos hoje para andarmos nele amanhã. Que todos tracem um bom caminho e que o sofrimento seja mínimo para os que assim escolheram. E que todos sejam felizes e se tornem verdadeiros cidadãos do mundo.

Nenhum comentário: