segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Movimentos

Quando eu li que meu bisavô foi um dos primeiros a emigrar do comune Volpago del Montello e antes já tinha tentado por duas vezes e por poucos meses ir para a Austria, tenho também pensado muito a respeito. Qual a programação no nosso DNA que nos leva, em levas, a ter esse anseio de novos lugares, a vivermos em outros países? Me parece que existe uma necessidade interna de miscigenação, de mistura de culturas pra um dia chegarmos a sermos Humanos. Quando formos um só povo não haverá mais discriminação de raça e de cor. Seremos todos coloridos.

E essa onda de imigrantes desembarcando na Italia, de várias etnias, vai acabar mudando radicalmente em uma geração a cara desse país tão sisudo e tão arrogante fazendo-o mais dinâmico, mais jovem e mais vibrante.

É linda a Italia com seus pequenas comunes, que parecem saidos de uma fotografia. Nada muda, nada se transforma. A Italia está querendo se agarrar com unhas e dentes a uma situação que o mundo globalizado já não permite. Mas como mesmo a foto hoje pode ser transformada em movimento, também a Italia precisará se renovar para não perecer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sou italiano. Veneto de Verona e a tarefa que os muitos immigrates a você que estão chegando em Italy são um um probblema grande. Italy parece que não quer defender nossa cultura. esse do popoplo o Veneto. é um sin.