quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Linguagem e Metalinguagem

Hoje esta esfriando de novo e nao passarei frio, alias nao passei frio, mas so uma friagem no nariz. Como e bom ter aquecimento, agua quente para tomar banho em casa e logo logo direi como e bom de novo ter internet pra poder se comunicar com os amigos e pessoas queridas. So avaliamos o quanto essas comodidades fazem a vida ficar mais gostosa quando nos vemos privadas delas por uma razao ou outra.



Cada paisagem que eu vejo, cada angulo da rua, tenho vontade de mostrar, cada nascer do dia que eu vejo da minha janela da sala, aquele ceu e aquele esplendoroso sol se levantando quero mostrar, mas nao tenho segurança de trazer fotos para esse internet point com medo de um virus qualquer. Pode ser bobagem minha mas terei que esperar um pouco mais para compartilhar esses momentos.



Como desde os pequenos habitos aqui sao diferentes temos que perguntar sempre a alguem como funciona isso ou funciona aquilo. Tenho no andar de baixo uma senhora muito gentil que sempre se mostra disponivel pra nos mostrar onde fica isso ou aquilo. Outro dia quando nao estavamos conseguindo ligar o aquecimento apesar de teoricamente tudo estivesse certo, ela veio e nos mostrou o que sabia, e nos contou uma historia que eu fiquei um tanto quanto alarmada.



Me contou que numa tentativa de roubo, ela tinha sido agredida por tres rapazes e uma moça, e frisou muito o fato de ter uma ragazza junto, e que levou 7 pontos na cabeça. Que os rapazes eram de comunes vizinhas. Eu comentei com a Julia sobre a situaçao e ela me disse que tinha entendido que a senhora tinha bebido um pouco mais de vinha do que estava acostumada e tinha tropeçado e levado sete pontos na cabeça. Detalhe, essa senhora so fala dialeto do veneto. Conclusao, talvez a historia tenha sido outra e nem eu nem a Julia tenhamos entendido nada. Essa foi a segunda vez que quase morri de rir desde que cheguei à Italia.

Essa historia serve muito para lembrarmos que nem sempre o que ouvimos tem o mesmo significado para cada pessoa que escuta e apesar de nao falarmos num dialeto falamos sempre com textos e subtextos ocultos em cada palavra e em cada olhar.

6 comentários:

Anônimo disse...

Navegando pela net encontrei o teu blog, é maravilhoso, sempre estou verificando. e por falar da Italia melhor ainda adoro este país, um dia irei visitar.

Há mais um coisa legal, você tem o nome de minha mãe, o nome Marli é tão difícil encontrar. VALEU!

Por favor se interessar veja meu blog Faça a Diferença http://facaadiferenca.blogspot.com

Grato,
Ricardo Sergio

Brasil na Italia disse...

Bem vinda a Italia! Quer dizer que voce esta em uma cidadezinha de 3500 habitantes? Imagino o contraste com a vida de metropole de 19 milhoes de habitantes. No inicio Firenze já me parecia micro... :) Aproveite a neve, o frio, as novas paisagens, os novos desafios, e as novas boas surpresas que aparecerão no seu caminho... Un boca al lupo!

Anônimo disse...

Marli, é muito bom poder estar aqui, de carona. Confesso que estou curiosa para ver as imagens que você tem para partilhar conosco. Aqui fa caldo, põe caldo nisso. Hoje foi ao ar uma entrevista que dei por telefone para um programa comandado pela Gigliola Cinquetti. Lembra dela? (Dio, come ti amo, Non ho l'età, etc). O tema foi a página imigrantesitalianos. Vou torcer para instalarem logo a Internet aí. Bjs.

Brasil na Italia disse...

Marli,
Como eu sei que as operadoras de telefonia fixa levam seculos para instalar a linha telefonica e depois a internet, por que vc não tenta se conectar via celular?

Eu usava bastante a internet da TIM, que custava uns 35 euros por mes e me possibilitava ficar online quanto eu quisesse em uma certa faixa horaria (se não me engano das 19 às 07 de seg a sex e fins de semana a vontade).

Você precisa so de um celular com UMTS (ou de uma plaquinha para ligar ao computador). Informe-se. Pode ser uma alternativa comoda ate que chegue a ADSL. abs,
B.

Brasil na Italia disse...

Fala Marli...
Nao acredito que voce esta em uma cidade em que nao chega a linha do celular. Existe isso mesmo?

Os jornais vivem discutindo que os adolescentes nao desgrudam do telefonino, em geral um italiano medio tem 3 linhas de celular, nao eh possivel.

Bem, e onde nao chegam as operadoras normais de telefone, chega a Telecom, que por lei tem que chegar nos recantos mais perdidos e remotos do país.

Se tiver sinal de celular voce pode usar a internet, nem que seja no modo mais lento, GPRS, mas que te importa, pelo menos voce se conecta do seu lar doce lar provisoriamente.

Cada vez que eu mudei de casa tive que esperar dois meses em media para funcionar o telefone e depois a internet... um drama! Ja sou a melhor amiga dos operadores da Tiscali, Wind e Telecom! rs!

Quero que voce se conecte sempre porque gosto de ler os seus posts... e fico curiosa para ver fotos da cidade, das pessoas...

Sobre os horarios de onibus, eh um saco, muda sempre dia de semana (feriali), sabado, e domingos/feriados (festivo). No ano novo deve ter sido um caos pq aqui em Firenze depois das 14 hs do dia 25/12 e 01/01 nao tinha mais onibus e ponto final.

Boa sorte com a sua CNN, espero que chegue logo.

abs,

B.

Marli disse...

Oi,
Acho q na correria e sem revisar o que escrevi e sem conhecer ainda o local onde fui morar passei essa imagem incorreta. Existe sim celular e posso encontrar onde recarrega-lo sempre. Segundo a sua sugestao fui ver uma linha de celular para me conectar enquanto esses benditos operadores nao resolverem me instalar o telefone e a internet mas como tinham me prometido que na semana seguinte eles instalariam achei bobagem ficar presa numa operadora de celular durante dois anos antes mesmo de conhecer todas as possibilidades. Mas passaram-se esses dias todos e nada de virem instalar, aliàs vieram, fizeram a instalaçao mas até agora estou esperando que venha alguem completar o serviço. Acho que a minha comunicaçao anda temporariamente uspensa. Quanto às fotos, ainda nao foi hoje que eu pude postar. Sobre a CNN, chegou!!!!!

Beijos