domingo, 30 de março de 2008

Sigamos o exemplo de Benjamim Franklin que há dois séculos já pensava assim!

Para desfrutar melhor a luz do dia, a hora oficial na UE será adiantada de uma hora durante sete meses, de forma que o horario de trabalho e o periodo escolar coincidam melhor com a iluminação do sol.

Hoje, domingo 30 de março volta a hora legal, o nosso "horário de verão". Todos os cidadãos da União Eropeia, nesse sabado para domingo, adiantaram uma hora o relógio, perdendo, em teoria, preciosos sessenta minutos de sono. O objetivo é o mesmo do nosso horário de verão no Brasil: de recuperar uma hora a mais de luz ao fim do dia, postergando o uso da luz eletrica em milhões de casas, escritórios e fábricas.

Segundo os gestores das redes elétricas italianas, avançando os ponteiros do relogio uma hora para frente, se prevê nos próximos 6 meses uma economia de energia eletrica equivalente a 646,2 milhões de kwt /hora. Economicamente, considerando que um kwt/hora custa em media ao cliente final 13 centesimos de euro liquido de impostos, estima-se que a economia relativa para o ano de 2008 seja de 84 milhões de euro. A hora legal continuará em vigor por sete meses, terminando dia 26 de outubro, quando entrará em vigor novamente a hora solar.

Amigos, não se esqueçam que a partir de hoje a diferença de horário entre Brasil e Italia é de 5 horas. Quando for meia noite no Brasil, os relógios aqui apontarão 5 horas do dia seginte.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, Marli, quando se é jovem para se acostumar a uma diferença de cinco horas no fuso horário basta um noite bem dormida. Depois dos cinqüenta, no entanto, leva-se pelo menos alguns dias. Dá-me arrepios só de pensar. Por isso tenho considerado como perdidos os primeiro cinco dias da viagem. Imagine o sofrimento dos brazucas em excursões por aí com programas de viagens iniciando às sete da manhã!!!!

Marli disse...

Pois é Lea, antigamente eu não sentia, mas dessa vez fiquei um mes desparafusada! rsrs E agora que já estava me acostumando.será que vou desparafusar novamente? Porisso que esses excursões não me pegam! Sete da manhã? Never! Ainda bem que não sou só eu . Beijos