sábado, 6 de outubro de 2007

Linhagem materna - Documentos necessários para prática, e dicas para retificação

Todos os meus documentos estão em ordem, incluindo a certidão do dante causa - aquele que transmitirá a cidadania pois ele é nascido na Italia:

  • certidão de nascimento do meu avô - Italia (dante causa)
  • certidão de casamento do meu avô - Brasil
  • certidão de óbito do meu avô - Brasil

O meu avô transmitiu a cidadania para a minha mãe que poderá transmití-la para mim já que nasci após 01.01.1948 - data em que as mulheres italianas adquiriram direitos civis e portanto passaram a poder transmitir cidadania. Se fosse o pai a transmitir não tem problema de data de nascimento porque a linhagem masculina sempre pôde transmitir e não tem restrições.

  • certidão de nascimento da minha mãe (nasci em março de 1948, então tenho direito de recorrer a essa linhagem para o reconhecimento da cidadania italiana).
  • certidão de casamento da minha mãe
  • certidão de óbito da minha mãe

E como sou eu que vou requerer a cidadania (fazer a prática), os meus documentos:

  • certidão de nascimento
  • certidão de casamento

Para as minhas filhas

  • certidão de nascimento
  • quando solteira, levar declaração que é solteira - 2 testemunhas e reconhecimento de firma ou se for casada a certidão de casamento.

Com a sua pasta de documentos já montada:

  • separe em ordem de nascimento, casamento e óbito por pessoa, a começar do dante causa e vindo até voce como no exemplo acima.
  • Faça uma relação dos nomes e em qual documento aquele nome se encontra, numere o documento 1 , 2, 3 ....
  • Se existir o mesmo nome escrito de maneiras diferentes em cada documento é necessário fazer a retificação, por exemplo:

Luiza Nijutai - certidão casamento;

Luiza Nipitai - certidão de óbito;

Luiza Candra - certidão de nascimento da filha;

O nome que consta na certidão italiana é NONOTALI. Com todas essas diferenças de nome não existe dúvida que há necessidade de fazer uma retificação.

  • Outra diferença de nomes passível de correção é quando na certidão Italiana consta o nome Giuseppe Eugenio, e aqui no Brasil o nosso antenato não usava o Giuseppe, só o Eugenio. Aí precisa retificar porque a primeiro nome é importantíssimo na Italia.

  • Assim estar nos registros brasileiros Luiza , e o nome na certidão italiana ser Maria Luigia. Se fosse só Luisa, não precisava retificar porque eles já sabem que Luisa é o Luigia abrasileirado. Mas se como no meu caso o nome usado aqui for Luiza e o nome italiano Maria Luigia, aí não tem nem choro e nem vela, precisa fazer a retificação.

Ficou claro? Se não, dêem um alô.

  • Diferenças de nomes com um "i" em uma certidão e "e" na certidão italiana não precisam de retificação, assim como um "t" e dois "tt" . Porém existem comunes que aceitam essas pequenas diferenças e outras não. Para quem faz o processo no Brasil não existe necessidade de se fazer retificações.

Para quem vai fazer a prática da cidadania na Italia, demorem um pouco mais para levar a documentação sem nenhum erro e assim facilitar o processo.

Controlem a ansiedade e fiquem mais tempo aqui no Brasil até que todos os documentos estejam completamente sem problemas. Para ficar menos tempo na Italia sem poder trabalhar, e gastar menos euros.

E não ser maltratado/a pelo pessoal do comune.

Se precisr de uma retificação, contratem um advogado que seja da região onde a retificação for feita. Se do interior, contratem alguém do interior, se de São Paulo contratem alguém de São Paulo. Cada região tem as suas particularidades e assim o processo sai mais rápido e não demora anos como eu já ouvi contar.

E depois de tudo retificado, traduzido, não esqueçam de refazer os documentos , identidade, passaporte e outros onde apareçam qualquer nome que foi retificado, para que não dêem margem alguma de questionamento.

Mais uma etapa que estou cumprindo e logo, logo, pé de pato mangalô tres vezes, vou poder passar pela legalização dos documentos no Consulado de São Paulo aiaiaiaiaiaiaiaiaaiai, um monte de cabelo vai nessa.

Eita fase difícil se a gente encontra gente mal humorada, mas o dia que for lá no consulado, pare, relaxe, inspire fundo, feche os olhos, se imagine num lugar da natureza que te dê prazer, uma praia, um rio, uma cachoeira ou uma montanha, fique de olhos fechados nesse lugar só respirando normalmente e sentindo a beleza da vida.

Abra os olhos, saia devagar, vá encarar as feras com o corpo em equilíbrio que tudo vai dar certo!

Nenhum comentário: