domingo, 14 de outubro de 2007

Novo procedimento para legalização a partir de hoje 15 de outubro

A palavra mais dita ou percebida nas entrelinhas é ANSIEDADE. É o que todos estamos sentindo desde que começamos a busca dos documentos do nosso dante causa (aquele que vai transmitir a cidadania italiana - "o italiano" ou em alguns poucos casos definidos pela lei, "a italiana").

Haja coração! E estômago e figado, e corpo para suportar. Como os nossos antepassados apesar de todas as diferenças sociais, culturais e econômicas da época, se sentiram quando estavam aguardando o seu passaporte? Da mesma forma que aguardamos a nossa legalização? Esperando que o governo a qualquer hora mude o procedimento para dificultar ainda mais o acesso ao nosso direito?

Assim como num primeiro momento incentivaram a emigração para se verem livres de uma camada da população pobre e descontente, da mesma forma resolveram limitar a emigração porque estavam ficando sem braços para o trabalho, e nunca imaginaram a proporção que a emigração iria tomar.

Agora querem limitar a concessão da cidadania porque a base eleitoral italiana dos descendentes fica muito grande, e os senadores caso fossem concedidas todas as cidadanias pleiteadas, perderiam mais uma ou duas cadeiras no parlamento para os representantes desses italo-descendentes. E o italo-qualquer coisa, principalmente o italo-brasileiro passaria a ter um poder decisório na Italia que não interessa à classe política italiana.

Em 1877, com a limitação da concessão de passaportes, os ânimos ficaram tão exaltados que alguns impedidos de sair do país chegaram ao ponto de renunciarem à cidadania italiana para poderem exercer o seu direito de encontrar condições de subsistência em outro local. Porca Italia, se ela não me dá pão, vou procurar quem o dê. Pois fiquem com o seu pão.

Mas os tempos são outros, mesmo assim não podemos esquecer da força que temos e que é nosso esse direito.

Nenhum comentário: