quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Porca italia!

E copiando esses nomes todos, essa gente toda deixa de ser apenas o número de mais um imigrante que o Brasil acolheu, e passa a ser mais um rejeitado pela pátria (com letra minúscula mesmo) assim como nós rejeitamos (como pátria brasileira) os nordestinos ignorantes e pobres.

Assim fez a Italia, repeliu os indesejáveis e se livrou dos pobres e agora não os quer de volta na forma dos seus descendentes. Nós, italo-brasileiros, temos que passar a ter orgulho de nossos ancestrais , buscar quem eram e de onde vieram, para nos reconciliarmos conosco mesmos e nunca esquecermos a herança que nos impele a deixar tudo que limita para trás e procurar sempre novos caminhos.

Isso faz parte do ser brasileiro, e somos isso porque nossos antepassados precisaram usar toda a sua criatividade e coragem para se adaptar a uma nova terra, a uma nova gente e a um novo tipo de discriminação. Que está sendo repetida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marli, gostei do comentário e do blog todo. Assim que possível (cheguei da Itália nesta segunda-feira) coloco um link bem destacado na minha página. E daí, prepare-se para as visitas. Eu adoraria saber o conteúdo do livro que você recebeu. Abs. Lea Beraldo