sábado, 10 de novembro de 2007

Qual o x da questão da cidadania após voce ter os documentos legalizados e $$$ na mão?

Passeando pelo orkut nas comunidades de cidadania vemos sempre o comentário que depois que voce tem os documentos legalizados é só ir pra Italia e fazer a prática da cidadania. Tudo bem, é isso mesmo se voce tem a residência.

Mas qual a diferença entre residência e aluguel? Se eu tiver um lugar para morar não vou estar residindo? Por que preciso de residência? Afinal o que é isso?

Um local para morar (posto a letto) é uma cama num quarto com uma ou mais pessoas. Depende do quanto se paga por ela, ou de quem aluga. Entrando nos sites como easystanza.it e outros, se encontra muitas e muitas ofertas de aluguel para compartilhar o quarto com estudantes. Aí achamos que ótimo, resolvi o meu problema. Vou compartilhar o quarto por uns meses e já que o meu objetivo é conseguir a cidadania isso é o de menos. Meu problema está resolvido.

Resolveu? É difícil encontrar alguém que queira alugar uma vaga por um prazo curto. Não estou dizendo que seja impossível. Até aí, sempre tem um lugarzinho pra mais um em algum lugar.

Mas e a residência? Ele fornecem a residência? E pra que eu preciso disso ? Essa é a diferença toda em ter a chance de conseguir a sua cidadania ou não.

Na Italia todas as casas e os moradores inclusive os próprios italianos são registrados na prefeitura. Então uma casa que tem dois quartos só pode fornecer quatro residências porque esse é o número de camas padrão, duas para cada quarto. Se voce quer apertar um pouquinho e receber aquela pessoa que não tem onde ficar, tudo bem, mas essa pessoa não fica registrada como morador no comune. E a lei é clara, para se fazer a prática tem que ser residente na Italia.

Como fazemos então? Primeira providência que se tem que tomar quando se chega na Italia para fazer a prática é fazer o seu registro no comune acompanhado pelo dono ou titular do aluguel da casa. Se voce não tem residência não pode dar sequência aos tramites para a requisição da cidadania.

Porisso, ao alugarem um local não é só necessário saber qual o valor do aluguel , mas sim se o proprietário (dono ou locador) vai fornecer a residência e qual o valor a ser pago por ela, já que o sistema é diferente do Brasil que não tem controle nenhum sobre os moradores de uma casa.

Bom, mas quando eu entro na página do comune vejo sempre no lado direito
Annunci Immobili , abaixo Affito Case , e quando clico no link vejo um monte de ofertas de aluguel. Bom acho que está aí a minha solução.

O normal para um italiano nato alugar um imóvel é pagar 3 meses de aluguel adiantado, mais um de taxa para a imobiliaria. Para que esse procedimento seja válido para o estrangeiro ele tem que comprovar renda mensal e trabalho fixo. Impossível para quem vai fazer a prática da cidadania e está proibido de trabalhar.

Quando se encontra algum proprietário ou uma imobiliárias que não faça restrição a estrangerios, elas exigem 6 a 8 aluguéis de depósito, sendo um de taxa e o contrato, feito em noventa e nove virgula nove por cento das vezes será de longo prazo.

Alugar um apartamento ou casa é um investimento e na maioria das vezes impossível para alguém que está aqui no Brasil planejando a sua viagem sem contato nenhum na Italia. Conseguir esse feito para poder morar por 3 a 4 meses, na média se torna uma missão impossível. Claro que às vezes se tem um amigo ou um parente italiano que resolve esse problema, mas aqui estamos tratando das regras e não das excessões.

Uma das formas para se conseguir a tão necessária residência é contratar um assessor que ofereça a residência como parte do seu pacote de serviços. A outra é buscar alguém que tenha a possibilidade de registrar mais uma pessoa como moradora da casa e que normalmente vai cobrar por isso, já que esse é um produto escasso nesse mercado.

Um comentário:

Anônimo disse...

em Italy é um momento difícil. nós Veneti quer transformar-se um sejamos independentes.visita este situated um para saber porque
http://www.raixevenete.net/portuguese_presentation.asp
http://blog.libero.it/FEDERALISTACONVI/