quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Saúde púbica x saúde privada

A água dessa região tem muito calcáreo, a água quando ferve, fica uma nata branca, inclusive a maioria das aguas minerais.

Fiquei preocupada com isso porque eu faço reposição de cálcio, e liguei para o seguro de viagem que eu tinha feito para os tres primeiros meses de viagem. Ele cobre medico particular, exames, entre outros...

Como eu fiquei com uma dor abdominal falei por telefone no começo da noite com o seguro que me ofereceu um medico para vir em casa, mas como não era nada urgente, pra ser razoavel eu não quis deslocar um medico á noite.

No dia seguinte ao falar com o seguro novamente, foi sugerido que eu fosse para Bassano del Grappa para um pronto socorro e que eles mandariam um fax para que eu fosse atendida. Fui para Bassano, cheguei e tinha muitas pessoas na fila, o que se espera do pronto socorro de hospital publico, então percebi que tinham me mandado pra fila do INSS italiano e me mandei de lá. Se eu não tivesse pago o seguro eu não poderia reclamar, afinal o mesmo serviço funciona para todos. E depois fiquei sabendo que não havia sido mandado fax algum.

Liguei para o seguro novamente e marquei uma consulta no médico de base, que era o mais perto de casa, e que era por "coincidência" o mesmo medico q eu teria acesso caso estivesse usando o convenio do INSS Brasil-Italia , ou o mesmo serviço que eu teria direito se eu tivesse feito a Tessera Sanitária. Então paguei o serviço de uma assistência particular e o que eu acabei recebendo foi a mesma assistência a que todo morador da Italia tem direito, sem nenhuma diferença. Pelo menos no que se refere à consulta médica, e eu gostei da médica, mas tive que desembolsar 50 euro.

Com a preocupação da água, fui fazer alguns exames num laboratório particular, e mais uma vez me decepcionei com laboratório, pelo menos na aparência e a qualidade dos exames não tenho condições de avaliar. E tive que desembolsar mais 88,80 euro, eu que achei que o seguro se encarregaria de todas as providências.

Tive sorte, está tudo bem. Mas faço reposição hormonal, e pasma, fiquei sabendo que na Italia não se fabricam hormonios femininos e que a médica nem sabe o que fazer nessa situação mas ficou de pesquiasr. E estou esperando há 15 dias que ela me telefone , e apesar da minha insistência , estou a ver navios, e ela mesmo não sendo Madalena, deve ter ido pro mar...

E espero não ficar com o bolso mais vazio e o seguro reembolsar essas despesas. Pelo menos até agora, fazendo o balanço não valeu a pena eu estar pagando o seguro, mas em caso de um problema mais sério, eu pretendo nem descobrir. O que importa é que estou bem e não estou precisando nem de médicos e nem de hospitais.

6 comentários:

Anônimo disse...

Marli,
Torço para que você não cheque à conclusão de que "era feliz e não sabia". Sds.

Marli disse...

Léa,

A minha situação é muito particular, mas homeopaticamente rsrs estou contando situações pelas quais eu tenho passado para que as pessoas tenham consciência do que realmente acontece aqui, e quais sonhos não se aplicam à Italia. Que os serviços são ruins, a medicina publica não difere muito do que vemos no Brasil (a menos que a minha visão tenha sido parcial), que muitas coisas são muito melhores no Brasil. Mas tem a beleza e as oportunidades, que se as pessoas enxergarem podem transformr espisódios desgastantes numa vida melhor. Beijo pela sua presnça.

Anônimo disse...

Muito bonita esta foto do seu template. É da sua família mesmo ?

Bjs.
Elvira

Brasil na Italia disse...

Salve Marli,
Uma vez vi uma materia em algum lugar que falava que reposi�ao hormonal pode causar cancer. Talvez seja por isso que eles nao utilizam por aqui.
Do mesmo modo, uma amiga ficou chocada quando a medica disse que usar inje�ao hormonal contraceptiva eh algo absolutamente antigo e que eles nao receitam por gerar muitos efeitos colaterais. Talvez seja a medicina brasileira que nao se preocupa tanto com as consequencias?
De qualquer jeito acho que da para confiar na saude publica italiana. Por mais que tenha fila em atendimento de hospital para casos de "nao emergencia", em geral o atendimento eh de qualidade. Outros amigos ja foram operados de varias coisas sem gastar um tostao e estao otimos.
Se eu fosse voce ia fazer a sua tessera sanitaria e escolher o seu medico de familia! Aqui a logica eh diferente do Brasil, nao se esque�a. Com o seu medico de familia voce telefona para ele em determinada faixa horaria e ele te atende no mesmo dia. Alem disso, se precisar de receita medica, eh o medico de familia quem prescreve. Enfim, se voce vai continuar morando aqui, eh melhor fazer...

Marli disse...

Oi, Fazia tempo que voce não aparecia e estava sentindo a sua falta.Voce tem razão, um dois efeitos coateriais realmente pode ser esse.Mas a reposição hormonal nos livra da osteoporose, de infecções de urina, além do que nos deix com uma aparÊncia mais jovem por agir diretamente na qualidade da nossa pele. É de fato uma escolha difícil. Saímos da frigideira e caimos no fogo? Pelo menos ficamos fritas com um humorzinho melhor. Um beijo e fico feliz com as suas colocações.

Marli disse...

Evi,

Essa foto é da minha família mesmo. À esquerda a minha avó Santina, depois o meu tio Ampelio, a minha tia Maria, esse menino de cabelinho de milho, o meu pai. E do lado direito o meu querido avô.
Obrigado por apreciar a foto dessa famiia. Beijos