sábado, 15 de março de 2008

Campanha de Prevenção de Cancer uterino

Recebemos, eu e minha filha, uma convocação da Azienda Sanitária para comparecermos no dia 17 de março às 15:15hs no Consultório de Maróstica para fazermos um Pap-Test- teste de prevenção ao cancer uterino.

Creio que todas as mulheres residentes na Italia, italianas ou não, receberam esse aviso. Para tanto precisamos apresentar o Códice Fiscale, simples documento que fazemos assim que chegamos à Italia, documento esse equivalente ao nosso CPF.

Esse é um dos lados positivos da Italia, todas as mulheres aqui legalmente residentes têm direito a um exame preventivo, mesmo que ainda não tenham a Tessera Sanitária.

A Tessera Sanitaria é uma carteirinha pessoal que permite aos cidadãos o acesso à assistência do Servizio Sanitario Nazionale. A Tessera contém os dados pessoais e assistenciais e também o codice fiscale, e é válido em todo o território italiano e permite obter assistência de saúde também nos outros países da União Européia.

Pra nós, italobrasileiros, depois de fazer a Residência e o Códice Fiscale, devemos fazer a Tessera Sanitária provisória que nos garante atendimento médico/assistencial em caso de doença, enquanto esperamos o reconhecimento da cidadania.

2 comentários:

Brasil na Italia disse...

Salve Marli,
O sistema sanitario italiano eh programado para chamar, de tempos em tempos, os cidadaos a fazerem determinado tipo de exame. Nao eh que todas as mulheres da italia sao chamadas ao mesmo tempo. Por exemplo: voce faz agora um pap-test, daqui ha uns 2 anos (ou sei la quando tempo eh, depende da sua faixa etaria, etc), eles te convocam de novo. Os exames dependem se voce eh mulher ou homem (logico que homem nao faz pap-test, faz prostata, so para dar um exemplo), faixa etaria, grupo de risco e da ultima vez que voce fez determinado exame. Eh isso. Bem vinda a Italia!

Marli disse...

Obrigado pelas informações complementares. Um abraço