quarta-feira, 19 de março de 2008

Impressões da paisagem

A Primavera ainda não chegou, mas já se sente e se vê as mudanças. Ao olhar as montanhas e as planícies nota-se que muita coisa mudou. As cerejeiras que começaram a florir há uma semana já se encheram de flores, e assim vão surgindo flores baixas e altas, amarelas, brancas, rosadas ou azuis nos mais diversos arbustos, árvores e forrações.

Antes se viam morros e áreas planas com suas árvores secas e gramado abatido, pálido, devido ao frio e à neve esporádica. Mas esses gramados, mesmo com a neve, por alguma mágica resistência não morreram, e depois do degelo lá estavam eles, completamente sãos.

Mas agora, com o mudar da estação, a paisagem que já mostra mudanças se preparava para se adequar também à mudança das pessoas. Nas paisagens se vê mais cores, mais alegria, e assim espero ver também nas pessoas.

O verde marcante, vivo, já aparece no horizonte e meu olhar já registra cenas incríveis da formozura da região. Verde tão forte que parece que foi pintado com canetinha, de uma homegeneidade difícil de compreender que exista depois de mais um inverno.

E aqui, onde as videiras são a maioria, e certamente há mais videiras que homens e mulheres, suas plantações que já se esverdeiam, preparam-se também para o período em que as folhas de uva começarão a surgir. Estou acompanhando tal processo e como pouco conheço, estou ansiosa para saber quando isso ocorrerá.

E se aqui as videiras ainda se preparam, um pouco mais ao Sul, mas ainda no Norte, nos arredores de Verona, prevalecem as plantações de cerejeiras. E lá o rosa pipocado já marca a paisagem.

Essas paisagens me remetem a cenas antigas de amigos reunidos nas varandas tomando um chá ou suco ou algo assim, olhando a paisagem e colocando o assunto em dia. Afinal, a paisagem daqui de tão bucólica e agora estonteante, facilmente remete ao nosso imaginário, e cá estou eu, no meio de tal cena de quadro. Parece que a hora de sentar para tomar um bom chá e comemorar a nova estação se aproxima.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marli, lembrando nosso bom e velho Machado de Assis, reserve, por favor, uma chávena de chá para mim. Sentir a paisagem do começo da primavera italiana por seus olhos acaba nos transportando para esse paraíso.

Marli disse...

Já pus a mesa, e pode convidar tb o Machado rrs