quarta-feira, 5 de março de 2008

Imagem x Realidade

A imagem da italia, pelo menos para nós brasileiros é a de um país com pequenas empresas e altíssima tecnologia. Mas vivendo e comprando se percebe que existe um abismo entre empresas de alta tecnologia e as empresas produtoras em geral.

Imagina-se com isso que a tão propalada qualidade italiana, que de fato existe em alguns setores, signifique também que não haja acidentes de trabalho, ou que eles sejam mínimos em um país dito de primeiro mundo.

Mas imagem é uma coisa e realidade é outra. Todo dia, mas todo dia mesmo, nos noticiários de TV noticiam-se a morte de operários vitimados em acidentes de trabalho. E fico indignada com isso, como é possível um país não ter regras de segurança para os produtores de riqueza. E acho que pouco se importam se africanos, romenos, albaneses e imigrantes em geral, que se submetem a qualquer trabalho sem nem saber quanto vão ganhar, pois não compreendem o italiano e nem sabem que tipo de contrato de trabalho assinaram, se estarão seguros ou não, se perdem uma mão, um braço ou a vida.

Isso digo pois conheço vários imigrantes que se encontram exatamente nesta situação (o que inclui também italianos). E uma coisa que me entristece é que trabalho até há, mas com condições de segurança em geral extremamente insatisfatórias; contratos curtos, muitas vezes renovados a cada dois ou três meses, o que exclui o período de festas de final de ano quando o operário volta pra casa e não recebe este período, recomeçando o trabalho em janeiro preso a um novo e curtíssimo contrato. Segurança mínima mesmo, de saúde e financeira. Estou na torcida para que isso melhore, pois afinal a Italia tem potencial.

Para incluir estatísticas: Estava assistindo uma discussão num programa da RAI News sobre segurança no trabalho. Segundo dados apresentados, morrem em média 3 pessoas por dia devido a acidentes no trabalho e discutiam-se estratégias preventivas e ao mesmo tempo a passividade dos empresários , que choram depois pelo infortúnio dos operários e pelo que não foi feito para ser prevenido.

A indignação ao menos não parece ser só minha.

Dia 06, hoje, foi aprovado pelo Conselho de Ministros um Decreto sobre segurança no Trabalho, com repercussões negativas entre alguns empresários. E claro, meses se passarão até que os 303 itens do Decreto possam ser negociados entre o Governo e a classe empresarial. Mas já é um alento, algo precisava urgentemente ser feito e está sendo. Ponto para o governo que está encarando a questão de frente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Curioso é que as mortes por falta de segurança no trabalho, prestado, aliás, sob contratos temporários e sem direitos, intensificou-se sob Prodi, o "pai dos trabalhadores", bem ao gosto dos petistas aqui, que estão se batendo para acabar com a CLT, conquista antiga e dita fascista. Enfraquem-se os direitos trabalhistas, mas fortalecem os pelegos dos sindicatos com imposto extorquido do povo. Aqui como aí, ou será o contrário? Já nem sei.

Marli disse...

Bom, eu ia citar um dito nada elegante, mas...será que tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais ?