quarta-feira, 19 de março de 2008

Saudades do caminhão de gás , e mais do gás encanado

Eu, assim que cheguei, me defrontei com uma situação que de certo já havia ouvido falar, mas como boa paulistana preferiria que fosse diferente: a falta de serviços. Acho que já comentei algo neste blog, que os italianos foram acostumados a resolver as coisas por si mesmos.


Tem que consertar algo na casa, o homem da casa conserta; tem que montar um móvel, instalar um equipamento eletrônico, seja ele fogão embutido ou qualquer outro, o homem da casa faz. E assim vai...não é costume pagar para outras pessoas fazerem tais serviços . Uma, porque o italiano de uma forma geral ou tem poucos recursos, e portanto acha um despropósito tais gastos, ou porque não há quem faça esse tipo de serviço mesmo pagando.


E assim surgiu, logo nos primeiros dias que mudei para o meu apartamento, a necessidade de mão de obra. Uma pessoa que instalou a cozinha fez a gentileza de acompanhar minha filha a um depósito para comprar o botijão de gás de cozinha e também o instalou. Aqui ao lado há um loja que vende, mas não entrega! É pesado, e tem que ser colocado em um local relativamente fundo, e por cima uma tampa grossa de concreto e sem alça.


Nessa primeira compra perguntamos na loja se eles poderiam entregar, e eles falaram que não, mas como moramos na rua de trás eles fariam uma excessão e trariam um botijão até nossa casa. Aqui na Itália, ao contrário do Brasil, alguns favores não são normais, e se pedirmos mais de uma vez recebemos no mínimo uma cara feia.

Quem vende é o dono e o filho do dono, e eles não querem entregar nem instalar mesmo. Então começou a correria pra tentar achar alguém que entregasse e colocasse no devido lugar o bentito botijão. Pensamos até em trocar o fogão por um elétrico, assim seria mais seguro e evitaríamos essa pequena dor de cabeça. Mas para nossa alegria, depois de algum tempo e pesquisa, e alguns dias sem cozinhar, descobrimos que há solução e encontramos uma pessoa que trouxe o botijão, instalou e mais, não reclamou! Ah....que alegria. Depois dessa ...só a maquininha que pica alho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marli, um amigo italiano nos disse uma vez que era mais barato contratar um advogado para acompanhar um inventário do que um encanador para um conserto na pia da cozinha. Ciladas do primeiro mundo, fazer o que? E ontem na Casa Santa Luzia encontrei o macarrão de riso Scotti "made in China". Pode?

Marli disse...

Lea, falando a verdade acho que tudo é possível. A Italia, assim como o mundo, está inundada com o "made in china", tudo na base do custo menor.

E até o Santa Luzia já não é mais o mesmo. Acredita que uma amiga minha comprou uma sardinha congelada e foi parar no hospital por dias? De massas chinesas a produtos contaminados, que virá depois?